terça-feira, 31 de julho de 2007

Ontem o cinema perdeu Bergman e hoje ficamos sabendo que também Michelangelo Antonioni se foi, aos 94 anos. O poeta da incomunicabilidade e da angústia, que retratou tão bem as neuroses e dificuldades do mundo moderno, fará falta com seu olhar arguto e tantas vezes implacável. Recomendo na revisão de sua obra uma releitura para Blow-up, de 1966, Zabriskie Point, 1970 e Profissão:Reporter, de 1974.

Zeca Baleiro

Para Lou Reed e Secos e Molhados. Do CD Vô Imbolá

Lenha/ Eu não sei dizer/ o que quer dizer/ o que vou dizer/ eu amo você/ mas não sei o que/ isso quer dizer/ eu não sei por que/ eu teimo em dizer/ que amo você/ se eu não sei dizer/ o que quer dizer/ o que eu vou dizer/ se eu digo pare/ você não repare/ no que possa acontecer/ se eu digo siga/ o que quer que eu diga/ você não vai entender/ mas se eu digo venha/ você traz a lenha/ pro meu fogo acender

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Quando se está triste, querendo viver o mais para dentro possível, a escolha certa é assistir um filme de Ingmar Bergman. Pensava nisso quando soube de sua morte, aos 89 anos. Vieram-me imagens de Gritos e Sussurros. Vermelho, intenso, brutal para as almas mais amenas. Em Bergman nada era fácil, mas sim dissimulado, intimista, profundo. É hora de rever O Sétimo Selo, Morangos Silvestres e tantos outros, como uma homenagem a um cineasta que captou na tela o olhar humano mais verdadeiro. Generoso, ele deixou-se levar pela intensidade dramática sem jamais ser piégas. Bergman é para iniciados. Iniciados na vida e na sua mais extenuante tortura: a do próprio viver. Para sua obra cabe a frase célebre de Clarice: "Gostar de estar vivo dói".

sexta-feira, 27 de julho de 2007

As Invasões Bárbaras no Ordovás

Nos anos 80, um filme de Denys Arcand deixou a todos boquiabertos. Tratava-se de O Declínio do Império Americano, cujas críticas ao sistema, em diálogos eloqüentes, marcaram uma época. As discussões traziam a então recente Queda do Muro de Berlim como uma passagem ao final do século ainda incipiente. Em 2003, após a derrocada das Torres Gêmeas, nos EUA, Arcand retoma seus personagens para mais uma catarse sobre o Estado, a Igreja e a família, entre outras instituições falidas. O resultado é o comovente As Invasões Bárbaras, cartaz da próxima quarta-feira no Ordovás, às 19h30, sobre o qual tecerei comentários antes da sessão.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Agende-se: Scorsese em Semana Temática

De 27 a 30 de agosto, na Sala Ulysses Geremia, no Ordovás, acontece a Semana Temática Scorsese com filmes que marcaram a carreira do diretor premiado com o Oscar este ano. Os filmes selecionados são: Taxi Driver, com Robert De Niro e Jodie Foster; Os Bons Companheiros, com Joe Pesci; Cabo do Medo, com Robert De Niro e Os Infiltrados, com Leonardo Di Caprio. Antes de cada filme farei um breve comentário sobre a obra. A coordenação da sala é de Uili Bergamin. As sessões iniciam às 19h30min.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Ser e Fazer

A pertinência audaciosa
roendo-me palavras
na tentativa de decifrar códigos
silêncios irrevelados
O estrabismo de gostar
aleijando o amor no ódio de amar
com violência
intromissão
insanidade
A exigência surda
de um canto de ave
na hora de esquecer, inevitável.
Vontade de cobrir os olhos
com mãos de carinho e felicidade
Por ser e por fazer, enfim.

sábado, 21 de julho de 2007

Como eu sonhei

"Como eu sonhei
Poder voar além do céu além do sol
Ser uma nave longe de qualquer farol
Ah, como eu sonhei
(...)
Já conheci
Tanta manhã sem esperança de ficar
Tanto amanhã que foi promessa de voltar
Juras de amor
Às vezes dor
Às vezes paz"

Bïa

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Hitch em Sarau Astral e Semana Temática

Segunda é dia de leoninos se reunirem no Zum Zum para o Sarau Astral com Nivaldo Pereira, às 19h. Na lista dos mais famosos temos o Mestre do Suspense, Alfred Hitchcock (foto ao lado) sobre quem tecerei alguns comentários. E, por falar em Hitch, teremos uma Semana Temática sobre ele no Ordovás em setembro. Aguardem!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Para dentro

Esboço de um carinho
a mão que quer
o corpo que hesita
no abismo do querer
O tempo sufoca
a vontade amortece
porque há olhos a ver
que, curiosos, anoitecem
Ela brinca com o anel
num faz de conta qualquer
Ele olha para a tela
na trama a cena cruel
Ela olha para dentro
longe do que ninguém vê

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Semana do Oscar no Ordovás

A partir de segunda.feira, dia 16, inicia a Semana Temática Oscar de Melhor Filme, na sala de cinema do Ordovás. As sessões serão comentadas por mim antes da exibição de cada obra. Os filmes escolhidos pelo Coordenador da sala, Uili Bergamin, são os seguintes: Os Imperdoáveis (1992), Rain Man (1988), Um Estranho no Ninho (1975) e Perdidos na Noite (1969). Horário: 20h.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Lya Luft

"Vai brotar agora mesmo a palavra exata,
a chave da minha idéia,
a moldura de minha alma desencontrada.
Não sei a forma das palavras
nem o ritmo dos sons, mas o que tenho a dizer
quer nascer de mim e se retorce."

terça-feira, 10 de julho de 2007

Peter Greenaway

"Eu acredito que os pintores Caravaggio, Velásquez e Rembrandt foram os inventores do cinema, três séculos antes dos irmãos Lumière", diz o cineasta Peter Greenaway. "Está ali a dramaticidade e o jogo de luz e sombra que fizeram a grandeza do cinema narrativo nos anos 30 e 40. E é esse aspecto sensorial que o espectador absorve, muito mais do que a estrutura romanesca."

domingo, 1 de julho de 2007

Os riscos são tantos
nesse tracejado louco
A vida paredeando o
insuportável
rebenta,
fere,
dissipa amenidades.
Os riscos riscam
possibilidades
sonhos
- Tantos matizes!-
Os riscos
revelam!
São tantos,
são tontos?
São belos os riscos
irrefreáveis
com a vida empurrando
o gado
com o gado derrubando
as cercas.